Moacyr Luiz Aizenstein

Titulação: Professor Doutor (Sênior)
Laboratório: Pesquisa Clínica
Telefone: 55 (11) 3091-7235
E-mail: [email protected]
Lattes:

Linha de Pesquisa

Uso Racional de Medicamentos (em humanos).

Descrição

O Uso Racional de Medicamentos (URM ) é a atitude que  permite  ao paciente  receber medicação apropriada para sua situação clínica, nas doses adequadas às suas necessidades individuais, pelo tempo necessário e ao menor custo possível. O URM  tem como objetivos maximizar a atividade terapêutica, minimizar os riscos para o paciente  e  evitar custos desnecessários, melhorando a qualidade de vida da população. O URM se inicia durante a prescrição médica simultânea a análise da situação geral e das necessidades particulares do paciente. Assim, os profissionais da saúde devem dispor das informações clínicas sobre o estado geral do paciente e de todo o seu  histórico farmacoterapêutico. Essas informações serão utilizadas na escolha da medicação adequada e no acompanhamento do paciente durante todo seu tratamento. 

Principais Trabalhos Desenvolvidos

  • Intervenções farmacêuticas – visando o uso racional de medicamentos – em pacientes idosos internados na clínica médica do Hospital Universitário da USP;
  • Monitoramento de pacientes em hemodiálise tratados com vancomicina;
  • Uma revisão sistemática do uso de benzodiazepínicos por idosos e o real impacto de sua prática à qualidade de vida nesta faixa etária.