EMKA Pletismografia

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Equipamento: Sistema de Pletismografia EMKA e sistema de análise IOX

A pletismografia é um método padrão para estudar a função pulmonar em roedores de laboratório. A técnica de pletismografia barométrica mede as mudanças de fluxo e pressão que ocorrem enquanto o animal está respirando, antes e depois da exposição a um medicamento ou outros desafios. É facilmente adaptável a vários tamanhos e espécies de roedores e é frequentemente usado para estudos longitudinais onde os mesmos são estudados por várias horas em dias de experimento sucessivos.

A pletismografia de corpo inteiro permite uma avaliação contínua e não invasiva dos padrões respiratórios em animais conscientes. As medições da frequência respiratória, do volume corrente estimado, da ventilação por minuto e de eventos como as apneias e suspiros profundos fornecem informações valiosas sobre o impulso e o comportamento respiratório do animal.

Estímulos normóxicos, hipóxicos e hipercápnicos podem ser aplicados para desafiar o sistema respiratório e estudar sua resposta a níveis variados de O2 e CO2. Esses controles ambientais também permitem a geração de modelos de doenças relacionadas à hipóxia, como hipertensão pulmonar, apneia do sono e SIDS.

O IOX2 é um software que permite aos pesquisadores adquirir, analisar, visualizar e armazenar dados gerados durante um experimento. O IOX2 possui uma biblioteca de módulos de análise específicos de aplicativos para processamento de sinais em tempo real. Todos os módulos são derivados de algoritmos amplamente aceitos e validados pela comunidade de pesquisa em ciências. No presente equipamento contamos apenas com o software IOX para dados respiratórios.

O software IOX2 captura até 200 canais fisiológicos independentes simultaneamente a partir dos sistemas da emka TECHNOLOGIES. Para cada canal, um módulo de análise processa seus dados a uma taxa de 10 a 50.000 amostras / segundo, para produzir uma lista de parâmetros predefinidos.

O software IOX2 oferece:

  1. Exibição flexível em tempo real: sinais, tendências, loops, tabelas de dados
  2. Alarmes automatizados quando os gatilhos fisiológicos são atingidos
  3. Protocolos para orientar o experimento e automatizar tarefas e dispositivos externos
  4. Revisão em tempo real do sinal com marcadores calculados e parâmetros derivados
  5. Armazenamento e análise de dados
  6. Um único arquivo por assunto é produzido, que não apenas contém os dados brutos e os pontos de dados calculados, mas também a cópia completa de todas as configurações, valores de calibração, etc.

CITAÇÕES: ao publicar citar no acknowledgment do artigo: CEFAP-PLUMA, ICB, USP, and FAPESP.

Comitê Gestor

  • Profa. Dra. Bárbara Falquetto (BMF)

Comitê de Usuários

  • Profa. Dra. Ana C. Takakura (BMF)
  • Prof. Dr. Thiago S. Moreira (BMB)

Localização: Instituto de Ciências Biomédicas, Av. Prof. Lineu Prestes, 1.524, 3º andar, Sala 332 – Lab. de Mecanismos Neuromoleculares, Prédio Biomédicas I, Cidade Universitária, CEP 05508-900 – São Paulo, SP

NORMAS DE USO:

O uso é permitido para pessoal habilitado e treinado para a operação seguindo normas de usuário CEFAP-USP, tendo sido necessariamente cadastrado. As informações para cadastro e agendamento devem ser enviadas para o endereço eletrônico http://watson.icb.usp.br/agendafarmacoequip/calendar/index.

O seu uso pode ser agendado para uso às terças e quintas-feiras, após treinamento do usuário pela equipe técnica, através do formulário abaixo. Para agendamento, preencha o arquivo abaixo e envie para o e-mail da Profa. Dra. Barbara Falquetto: [email protected].

FORMULÁRIO PARA AGENDAMENTO DE USO DO SISTEMA DE Pletismografia EMKA

Nome do usuário:
Nome do Pesquisador Responsável:
Instituição/Unidade/Departamento:
E-mail:
Telefone para contato:

Utilização do equipamento

  • Primeiro agendamento?    SIM (   )   NÃO (   )
  • Possui conhecimento do funcionamento do equipamento?    SIM (   )    NÃO (   )
  • Necessita de ajuda por parte da equipe técnica?   SIM (   )    NÃO (   )

Data para agendamento:
Horário de uso:  (   ) manhã (8:00-12:00)            (   ) tarde (14:00-18:00)
Atividade na sessão: (   ) treinamento pela equipe técnica           (   ) uso independente

Serviços disponíveis

Os pedidos para utilização do equipamento deverão ser apresentados inicialmente em formulário próprio de cadastramento. O solicitante deverá ser o docente responsável pela pesquisa, que se responsabiliza por todo e qualquer dano que venha a ocorrer durante o uso do equipamento, indicando usuários habilitados de seu grupo. Os custos com material de consumo serão de responsabilidade do solicitante.
É responsabilidade dos usuários a elaboração, execução e análise dos dados gerados com sua utilização.

O sistema de Plestismografia e sistema de análise IOX é um equipamento multiusuário concedido pela FAPESP (EMU concedido no projeto 2019/00065-1).

Plano de Gestão: Clique Aqui

Para mais informações sobre o aparelho acesse: Clique Aqui