Curso de Extensão Universitária – Difusão

“Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos” (EaD)

Curso de Extensão Universitária – Difusão
Departamento de Farmacologia
– ICB/USP

Período de inscrição: 02/07/2018 a 28/08/2018 (on-line, através do sistema Apolo-USP)
Período de realização: 10/09/2018 a 03/12/2018
Número de vagas: 150
Taxa de inscrição: R$ 160,00
Informações: aizenst@icb.usp.br

Apresentação

A Farmacoterapia tem um papel importante na prevenção, manutenção e recuperação da saúde e contribui para a melhora da qualidade e da expectativa de vida da população. O constante progresso das ciências da saúde tem possibilitado a introdução de novos compostos para a prevenção e o tratamento de doenças que eram consideradas incuráveis no passado. Contudo, a prescrição e utilização impróprias de medicamentos constituem uma das principais causas de complicações à saúde e prejuízos econômicos e sociais.

A despeito dos esforços do Ministério da Saúde e da abrangência do Sistema Único de Saúde, de nada adianta ao paciente um bom diagnóstico se os medicamentos prescritos não forem utilizados de forma correta. Assim mais de 10% dos custos despendidos na saúde do brasileiro são gastos em medicamentos, e isto seria um valor modesto se atingidos os objetivos terapêuticos desejados.

Observa-se em nosso país que muitos dos pacientes atendidos nas Farmácias Comunitárias, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programa de Saúde da Família (PFS), e mesmo aqueles após alta hospitalar retornam doentes devido à má utilização dos medicamentos prescritos ou devido a efeitos adversos decorrentes da medicação. Estima-se em mais de 50% os que retornam, com o mesmo problema, do total de pacientes atendidos.

Trabalhos científicos publicados em conceituadas revistas de saúde indicam que doenças decorrentes da má utilização de medicamentos representam de 3 a 4% das internações graves em hospitais terciários.

Uso Racional de Medicamentos (URM) é a atitude que permite ao paciente receber medicação apropriada para sua situação clínica, nas doses adequadas às suas necessidades individuais, pelo tempo necessário e ao menor custo possível.

URM tem como objetivos maximizar a atividade terapêutica, minimizar os riscos para o paciente e evitar custos desnecessários, melhorando a qualidade de vida da população.

Assim, o URM pode reduzir os custos com a saúde diminuindo as internações, o tempo de permanência hospitalar e prevenindo procedimentos clínicos e cirúrgicos dispendiosos.

URM se inicia durante a prescrição médica simultânea a análise da situação geral e das necessidades particulares do paciente. Assim, os profissionais da saúde devem dispor das informações clínicas sobre o estado geral do paciente e de todo o seu histórico farmacoterapêutico. Essas informações serão utilizadas na escolha da medicação adequada e no acompanhamento do paciente durante todo seu tratamento.

Assim, a utilização de medicamentos desde sua prescrição, dispensação, administração e acompanhamento do paciente, exige a integração dos profissionais da equipe de saúde objetivando em cada intervenção o melhor resultado terapêutico através do URM.

Para exercer esta atividade torna-se necessária a formação adequada dos profissionais farmacêuticos, que se iniciar na graduação e se estende na realização de estágios supervisionados, cursos de especialização, cursos de extensão e outras atividades afins.

Objetivo

Oferecer a profissionais e estudantes na área médica, odontológica, farmacêutica e de enfermagem que atuam na dispensação e administração de medicamentos os fundamentos básicos para o exercício do Uso Racional de Medicamentos.

Estrutura Básica do Curso

O Curso constará de 13 temas que serão apresentados semanalmente completando o período total do Curso de 13 semanas.

Constarão do material do Curso:

  • Vídeo introdutório de cada tema de aproximadamente 50 minutos.
  • Power point das aulas com aproximadamente 60 slides/aula
  • Material bibliográfico sobre os temas apresentados
  • Questões de múltipla escolha sobre o tema apresentado para avaliar o aproveitamento do aluno.

Avaliação

Todo o material referente a cada tema abordado ficará disponível aos alunos durante uma semana tempo no qual a resolução dos testes deverá ser completada.
No final de cada semana as questões serão corrigidas e haverá devolutiva com explicações sobre a resolução das mesmas.
O professor poderá ser acessado através de e-mail e terá um prazo de 48 horas para responder as dúvidas e questões apresentadas pelos alunos.

Período do Curso

O Curso será realizado no período compreendido entre 10 de setembro e 03 de dezembro de 2018.
Estão previstas 4 horas de atividades semanais completando 52 horas para realização completa do Curso.

Cronograma

Datas Temas
10/09 INTRODUÇÃO AO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
17/09 FARMACOEPIDEMIOLOGIA
24/09 FARMACOVIGILÂNCIA
01/10 FARMACOGENÔMICA
08/10 FARMACOECONOMIA
15/10 FARMACOCINÉTICA CLÍNICA
22/10 INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
29/10 USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA GESTAÇÃO E LACTAÇÃO
05/11 USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM PEDIATRIA
12/11 USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS
19/11 USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM OBESOS
26/11 USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA INSUFICIÊNCIA RENAL
03/12 USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA

Professora Responsável

Clarice Gorenstein – Profa.Adjunta do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Certificado de Conclusão

Serão fornecidos certificados aos alunos que obtiverem aproveitamento em 70% dos testes e participação em 75% das aulas.