Curso de Extensão Universitária – Difusão

“Fundamentos para o uso Racional de Medicamentos”

Departamento de Farmacologia – ICB/USP

Período de inscrição: 01 a 30/08/2015
Período de realização: 02/09 a 07/10/2015

Apresentação

A Farmacoterapia tem um papel importante na prevenção, manutenção e recuperação da saúde e contribui para a melhora da qualidade e da expectativa de vida da população. O constante progresso das ciências da saúde tem possibilitado a introdução de novos compostos para a prevenção e o tratamento de doenças que eram consideradas incuráveis no passado. Contudo, a prescrição e utilização impróprias de medicamentos constituem uma das principais causas de complicações à saúde e prejuízos econômicos e sociais.

A despeito dos esforços do Ministério da Saúde e da abrangência do Sistema Único de Saúde, de nada adianta ao paciente um bom diagnóstico se os medicamentos prescritos não forem utilizados de forma correta. Assim mais de 10% dos custos despendidos na saúde do brasileiro são gastos em medicamentos, e isto seria um valor modesto se atingidos os objetivos terapêuticos desejados.

Observa-se em nosso país que muitos dos pacientes atendidos nas Farmácias Comunitárias, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programa de Saúde da Família (PFS), e mesmo aqueles após alta hospitalar retornam doentes devido à má utilização dos medicamentos prescritos ou devido a efeitos adversos decorrentes da medicação. Estima-se em mais de 50% os que retornam, com o mesmo problema, do total de pacientes atendidos.

Trabalhos científicos publicados em conceituadas revistas de saúde indicam que doenças decorrentes da má utilização de medicamentos representam de 3 a 4% das internações graves em hospitais terciários.

O Uso Racional de Medicamentos (URM) é a atitude que permite ao paciente receber medicação apropriada para sua situação clínica, nas doses adequadas às suas necessidades individuais, pelo tempo necessário e ao menor custo possível.
O URM tem como objetivos maximizar a atividade terapêutica, minimizar os riscos para o paciente e evitar custos desnecessários, melhorando a qualidade de vida da população.

Assim, o URM pode reduzir os custos com a saúde diminuindo as internações, o tempo de permanência hospitalar e prevenindo procedimentos clínicos e cirúrgicos dispendiosos.

O URM se inicia durante a prescrição médica simultânea a análise da situação geral e das necessidades particulares do paciente. Assim, os profissionais da saúde devem dispor das informações clínicas sobre o estado geral do paciente e de todo o seu histórico farmacoterapêutico. Essas informações serão utilizadas na escolha da medicação adequada e no acompanhamento do paciente durante todo seu tratamento.

Assim, a utilização de medicamentos desde sua prescrição, dispensação, administração e acompanhamento do paciente, exige a integração dos profissionais da equipe de saúde objetivando em cada intervenção o melhor resultado terapêutico através do URM.

Para exercer esta atividade torna-se necessária a formação adequada dos profissionais farmacêuticos, que se iniciar na graduação e se estende na realização de estágios supervisionados, cursos de especialização, cursos de extensão e outras atividades afins.

Objetivo

Oferecer a profissionais e estudantes das áreas médica, odontológica, farmacêutica e de enfermagem que atuam ou irão atuar na prescrição,  dispensação e administração de medicamentos, os fundamentos básicos para o exercício do Uso Racional de Medicamentos.

Estrutura Básica do Curso

O Curso será oferecido na forma presencial através de aulas teóricas no campus da Universidade de São Paulo, com duração de 21 horas.

Cronograma

Datas Temas
1ª Aula Introdução ao Uso Racional de Medicamentos e Farmacoepidemiologia
2ª Aula Farmacovigilância e Farmacogenômica
3ª Aula Farmacoeconomia e Interações Medicamentosas
4ª Aula Uso Racional de Medicamentos na Gestação/Lactação e Pediatria
5ª Aula Uso Racional de Medicamentos em Idosos e em Obesos
6ª Aula Uso Racional de Medicamentos na Insuficiência Renal e na Insuficiência Hepática

Público Alvo

Profissionais e graduandos da área de saúde.

Período de realização e horários

O Curso será realizado às quartas-feiras, das 19h00 às 22h30, no período de 02/09 a 07/10/2015.

Local

Instituto de Ciências Biomédicas
Departamento de Farmacologia 
Avenida Prof. Lineu Prestes nº1524 – Prédio ICB-I
CEP 05508-000 
Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira

Docente responsável

Prof. Dr. Moacyr Luiz Aizenstein
Departamento de Farmacologia – ICB/USP
 

Informações

  • Telefone: (11) 3091-7235
  • Contato: Prof. Dr. Moacyr Luiz Aizenstein
  • E-mail: aizenst@icb.usp.br

Inscrições

Período: 01 a 30/08/2015
Procedimentos: e-mail para aizenst@icb.usp.br com envio de Curriculum Vitae.